29 de junho de 2022

Atraso da linguagem e fala

Qual a diferença entre fala e linguagem?

Fala é a produção de sons e inclui a articulação e a fluência das palavras, bem como a voz e a qualidade da ressonância dos sons produzidos por um indivíduo.

Linguagem inclui a forma, a função e o uso de um sistema convencional de símbolos (i.e., palavras faladas, linguagem de sinais, palavras escritas, figuras), com um conjunto de regras para a comunicação.

Do que depende o desenvolvimento da fala e da linguagem de uma criança?

  • Do quanto a criança é exposta a conversas e do quanto se conversa com ela;
  • Da sua habilidade natural de falar e desenvolver a linguagem, que é determinada geneticamente;
  • De outras habilidades que a criança aprende ao mesmo tempo, como habilidades motoras, de atenção e etc…
  • De como as pessoas respondem ao que essa criança diz.

O que é linguagem receptiva e expressiva?

A linguagem receptiva se refere a capacidade da criança compreender o que lhe é comunicado. Caso tenha dificuldades nessa área, a criança pode apresentar problemas em:

  • Compreender o que as pessoas querem dizer quando usam gestos;
  • Compreender instruções;
  • Responder questões;
  • Apontar para objetos e figuras;
  • Saber trocar o turno da conversa, ouvindo e falando em resposta.

A linguagem expressiva se refere a capacidade da criança expressar o que deseja conversando. Caso tenha dificuldades nessa área, a criança pode apresentar problemas em:

  • Fazer perguntas;
  • Nomear objetos;
  • Usar gestos;
  • Juntar palavras para formar frase;
  • Aprender músicas e rimas;
  • Usar pronomes corretamente como ele ou eles;
  • Saber como começar e manter uma conversa;
  • Modificar a forma como falam para pessoas diferentes em locais diferentes, como mais baixo dentro de casa e mais alto numa rua barulhenta.

O que são atrasos de fala e linguagem?

As crianças costumam ter uma forma semelhante de aprender a se comunicar e falar, no entanto, a idade em que isso ocorre pode variar de criança para criança. Algumas crianças falam mais cedo e entendem tudo o que você diz, enquanto outras não falam tanto ou têm problemas no entendimento.

Esses atrasos são mais comumente notados pelos pais na idade entre dois e três anos. Se seu filho está em idade pré-escolar (de três a cinco anos), ele pode ter um Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem ou Transtorno de Linguagem se:

  • Tem problemas para entender perguntas e seguir comandos ou instruções (também chamada de linguagem receptiva);
  • Tem problemas em dizer novas palavras ou frases instruções (também chamada de linguagem expressiva);
  • Problemas com os dois associados (na linguagem receptiva e expressiva).

Se seu filho está em idade pré-escolar (de três a cinco anos), ele pode ter um Transtorno da fala se:

  • Tem problemas em produzir sons claros.

Atrasos de fala são comuns?

Sim, atrasos de linguagem podem acometer cerca de 7 em cada 100 crianças de até cinco anos.

Toda criança com atraso de linguagem aos dois anos terá repercussões para o resto da vida?

Não, 50-60% das crianças com atraso de linguagem aos dois anos alcançam seus pares num intervalo de 12 meses mesmo sem terapia fonoaudiológica.

E há formas de se descobrir se essa criança estará nesse grupo que irá alcançar seus pares, ou no grupo com transtorno da linguagem ou transtorno da fala?

Aos dois anos é mais difícil de predizer. Já os achados da fala e linguagem aos quatro anos têm maior correlação com dificuldades futuras. No entanto, se entre os 18-30 meses seu filho tiver as dificuldades abaixo, há mais chances de ele ter um transtorno da comunicação, ou outros diagnósticos que podem ocorrer como transtorno de espectro autista:

  • Entendimento da linguagem: uma criança geralmente entende o que ouve antes de falar. Um exemplo é quando uma criança aponta para algo que você nomeia, mesmo que ainda não saiba falar. Se seu filho parece compreender bem para idade dele, é mais provável que ele alcance os pares dentro de 12 meses.
  • Uso de gestos: uma criança usa gestos para se comunicar, especialmente quando ainda não diz tantas palavras. Eles incluem apontar, acenar com as mãos, elevar os braços para serem levados ao colo. Quanto mais gestos ele usar, mais chances ele tem de alcançar os pares dentro de 12 meses.
  • Aprender novas palavras: se seu filho fala menos palavras que o esperado mas está sempre tentando usar novas palavras a cada mês, ou novas combinações de palavras, ele tem de alcançar os pares dentro de 12 meses.

Quais são as causas mais comumente associadas aos distúrbios da linguagem e da fala em pré-escolares?

  • Genética, com outras pessoas na família tendo problemas de linguagem;
  • Prematuridade e baixo peso ao nascer;
  • Perda auditiva;
  • Transtorno de espectro autista;
  • Síndrome de Down, Síndrome do X Frágil e outras síndromes genéticas;
  • Síndrome alcoólica fetal;
  • Acidente vascular encefálico;
  • Lesões cerebrais;
  • Paralisia cerebral;
  • Desnutrição grave.

O que fazer caso desconfie que seu filho tenha atraso de fala ou linguagem?

Procurar um profissional médico capaz de avaliar a fala e a linguagem e as causas de dificuldades em seu desenvolvimento, como o neuropediatra. A avaliação é feita em conjunto com uma fonoaudióloga, que é quem institui também a terapia fonoaudiológica, fundamental para essas crianças.

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